Ar Condicionado Congelando: O que pode ser?

Home / Postagens

Ar condicionado congelando: causas e soluções!

Você já percebeu alguma vez o seu Ar Condicionado Congelando? Esse problema acontece com frequência em milhares de equipamentos, causando preocupação para muitas pessoas que não sabem o que fazer para resolvê-lo.

Afinal, não é fácil identificar o problema que causou o congelamento do ar condicionado, uma vez que diversos fatores como, por exemplo, vazamento de gás, problema com a configuração e outros fatores podem provocar o problema.

Então, considerando que o ar condicionado hoje em dia é fundamental para garantir o conforto em alguns ambientes, quando algum problema acontece tanto o aparelho quanto as pessoas que estão no ambiente que ele está instalado sofrem as consequências.

Por causa disso, é importante que você conheça os principais problemas que podem causar o congelamento do ar condicionado. Assim, quando algum deles acontecer você pode identificá-lo com mais facilidade.

Problemas que podem deixar o Ar condicionado congelando

Alguns dos problemas que podem prejudicar o desempenho do seu aparelho ou até mesmo causar o congelamento do seu ar condicionado são:

  1. Baixa temperatura externa

O ar condicionado não é preparado para funcionar em temperaturas externas abaixo de 15 graus.

Então, na época do frio é comum que o clima de algumas regiões baixem demais.

Por causa disso o desempenho do ar condicionado pode ser prejudicado, assim como ele também pode ficar congelando.

  1. O filtro do ar condicionado pode estar sujo

Os filtros sujos são um dos responsáveis pelo congelamento do ar condicionado.

Por isso, ao perceber que o seu aparelho congelou ou o seu desempenho está prejudicado, a recomendação é que eles sejam limpos ou substituídos.

  1. A serpentina pode estar suja ou entupida

A serpentina do ar condicionado que fica instalada na parte externa é responsável por dissipar o calor que vem de dentro do ambiente, onde o ar condicionado está instalado.

Por ficar na parte externa ela acaba pegando muita sujeira, o que consequentemente, pode bloquear o fluxo de ar que vem do compressor, podendo causar diversos problemas no ar condicionado como, por exemplo, o congelamento.

Quando isso acontece é fundamental chamar a uma empresa especializada em limpeza de ar condicionado.

  1. O termostato do ar condicionado

Quando você usa o aparelho constantemente na configuração mais baixa de temperatura, o ar condicionado pode climatizar o ambiente de forma inadequada e ainda consumir mais energia.

Por causa disso, ar frio fica com uma alta pressão e poderá causar o congelamento do ar condicionado.

  1. Falta de carga no fluído refrigerante

A carga de fluído refrigerante precisa estar adequada para que o ar condicionado funcione perfeitamente.

Por isso, quando ela está muito baixa ou muito alta, a ar condicionado precisa trabalhar mais para circular o ar e, por causa disso pode causar o congelamento do ar condicionado.

Além disso, o vazamento de gás também pode prejudicar o desempenho do compressor (motor do ar-condicionado).

A converclima, realizar carga de gás no ar condicionado de todas as marcas e modelos. Precisando de carga de gás ar condicionado, fale conosco!

  1. O motor do ventilador do ar condicionado pode ter parado

Em alguns casos de Ar Condicionado congelado, o problema aconteceu porque o ventilador da evaporadora parou de funcionar porque ficou “agarrado” ou queimou, então quando o ventilador não funciona o ar condicionado acaba congelando.

  1. O seu Ar Condicionado pode ter mais potência do que o necessário

É importante escolher o aparelho adequado para o ambiente que ele será instalado.  Isso porque, quando o ar condicionado possui mais BTUs do que o necessário para climatizar o local pode ocorrer o congelamento.

Isso acontece porque os grandes aparelhos costumam deixar muita humidade no ar.

Soluções Básicas Para Resolver O Problema Do Ar Condicionado

Para evitar ou solucionar problemas com o seu ar condicionado você precisa seguir as dicas.

  1. Ao perceber o ar condicionado congelado, você deve desligá-lo imediatamente

Para evitar curtos-circuitos você deve desligar o aparelho ao perceber que ele está congelado.

Seque o ar condicionado com um pano e deixe desligado por algumas horas, até secar totalmente.

  1. Se os filtros estiverem sujos você pode limpá-los

Ao perceber que os filtros estão sujos, você pode limpá-los, a recomendação é que a limpeza seja feita pelo menos a cada duas semanas durante a época de calor e apenas uma vez na época do frio.

Para realizar a limpeza você deve retirar os filtros e colocá-los de molho em um tanque ou balde com água.  Em seguida use detergente e um pano para remover a sujeira completamente.

Por fim, deixe os filtros secarem completamente antes de coloca-los no ar condicionado novamente.

  1. O ar condicionado não deve ser usado em temperaturas baixas com muita frequência

Para evitar problemas com o seu ar condicionado a recomendação é utilizá-lo na temperatura de 23 graus.  Ela é ideal para o seu conforto e não prejudica o ar condicionado.

Conclusão

Ao perceber o Ar Condicionado Congelando você deve desliga-lo e em seguida observar qual o problema, se ele for simples você mesmo pode concertar.

Entretanto, se o problema for muito complexou ou se você não conseguir identificar o que está acontecendo, a recomendação é chamar uma empresa especializada em ar condicionado para solucionar o problema do seu aparelho.

Precisando consertar seu ar condicionado, conte com a converclima! Diagnosticamos seu equipamento para encontrar a melhor forma de solucionar o problema com o menor custo e o máximo benefício.

qualidade

Utilizamos materiais e serviços de primeira linha de acordo com as especificações de cada fabricante.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Pinterest
LinkedIn

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS PODEMOS TE AJUDAR!