Ar condicionado desliga sozinho, o que pode ser?

Já se passou por uma situação em que você está confortavelmente sentado, apreciando o funcionamento do seu ar-condicionado, quando, de repente, ele desliga sem motivo aparente? Não se preocupe, pois geralmente é possível resolver este problema com facilidade. Existem diversas razões pelas quais o seu ar-condicionado pode desligar sozinho. A seguir, listamos algumas das principais:

Defeito no controle remoto

Pode ser que o seu controle remoto esteja com algum problema, mesmo se as configurações “Timer On” e “Timer Off” estiverem corretas. Isso pode fazer com que o modo seja ativado sem que você deseje.

Para verificar se o problema do aparelho de ar-condicionado está no controle remoto, é possível realizar o seguinte teste: basta mantê-lo distante do aparelho, preferencialmente em outro cômodo, ou retirar as pilhas do controle. Se mesmo assim o aparelho continuar desligando sozinho, o problema pode estar em outras partes do aparelho.

Função Timer

O problema pode ser a função timer do seu ar-condicionado, que está deixando-o ligar e desligar sozinho. Antes de pensar em mandá-lo para a assistência, verifique se essa função não está ativada. Com o recurso “Timer On” do controle do ar-condicionado, você pode definir o horário em que ele ligará.

Para verificar essa programação, basta apertar o botão quando o ar-condicionado estiver desligado. Quando a hora no controle começar a piscar, utilize as teclas “+” e “-” para definir o horário. Para confirmar, basta pressionar o botão “Timer” novamente.

O seu ar-condicionado possui a função Timer Off, que funciona da mesma forma que a função Timer On, mas é utilizada para desligar o aparelho. Fique atento para não ativar essas funções sem querer.

Aquecimento do condensador

O aquecimento do condensador do ar-condicionado pode ser um problema que leva à desativação do aparelho. Se o condensador estiver instalado em um lugar com pouca circulação de ar, pode haver uma sobrecarga de calor na unidade, o que compromete o funcionamento do aparelho e pode resultar em seu desligamento.

Atenção: é importante se preocupar com a manutenção do seu condensador, tanto interna quanto externamente, para evitar problemas no futuro. Não espere que problemas ocorram antes de tomar medidas de manutenção.

Erro no eeprom

Ocorrer um erro no eeprom do ar-condicionado pode ser um problema na programação do aparelho. Para corrigir, é possível entrar em contato com o fabricante e solicitar um código de reconfiguração eeprom. Esse processo é simples e pode ser realizado pelo próprio usuário em casa. Se o usuário não estiver familiarizado com este erro, é importante chamar uma empresa especializada em conserto de ar condicionado para ajudá-lo a solucionar o problema.

Transformadores

A instalação de um ar-condicionado, seja ele Split ou Janela, requer o uso de um transformador. Isso se deve à sua função de proteção em caso de sobrecarga ou curto circuito. Se você já possui um transformador e notou que o seu aparelho de ar-condicionado está desligando, é possível que o transformador esteja atuando como uma medida de proteção.

Problema com o gás

O ar-condicionado é um aparelho que pode ser muito útil em dias quentes, mas às vezes ele pode apresentar problemas. Um dos problemas mais comuns é o vazamento de gás, que pode ser perigoso se não for detectado e tratado rapidamente.

Se o seu ar-condicionado desligar sozinho, isso pode ser um sinal de que há um problema com o gás. Neste caso, é importante chamar um técnico profissional para verificar o aparelho e identificar a causa do problema. O técnico poderá consertar o ar-condicionado e garantir sua segurança.

Se o problema não for relacionado ao gás, mas você ainda tiver dificuldades com o funcionamento do ar-condicionado, também é recomendado chamar um técnico especializado. A empresa Converclima oferece serviços de assistência técnica e pode enviar um técnico até a sua casa para ajudá-lo com o seu ar-condicionado.

Conclusão

Após considerar as diversas possíveis causas para um ar-condicionado desligar sozinho, é possível concluir que há vários fatores que podem estar envolvidos no problema. Pode ser um problema no compressor, no sensor de temperatura, na fiação elétrica ou até mesmo em um problema de programação no aparelho.

Em qualquer caso, é importante procurar um profissional qualificado para realizar a manutenção do aparelho e identificar a causa exata do problema. Isso garantirá que o ar-condicionado volte a funcionar de forma eficiente e prolongará sua vida útil.

Precisa de serviços de ar condicionado em Santos, no litoral de São Paulo?
Ligue agora e solicite um serviço!
(13) 97420-4952 ou envie uma mensagem no WhatsApp

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM

Enviar uma mensagem
1
Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudá-lo?