Não se atentar a um detalhe importante na hora de comprar o ar-condicionado, pode render um baita susto na hora de pagar a conta de energia elétrica. Sendo assim, saber escolher a opção mais econômica entre ar-condicionado janela ou split, pode ser um grande alívio para o bolso.
Durante algumas estações do ano, o uso do aparelho de ar-condicionado é ainda maior em algumas regiões do país, principalmente pelo clima quente. Isso faz com que a procura por aparelhos de qualidade e que sejam econômicos aumente ainda mais, durante esses períodos.
Existem dois tipos de ar-condicionado entre os mais conhecidos, o de janela e o split. Embora sejam versáteis, o processo de resfriamento deles acontece através de compressão a vapor, o que os torna parecidos. Contudo, cada um tem suas próprias características e é isso que vamos explorar um pouco mais ao longo deste texto. Para saber mais, continue lendo.
O que faz um ar-condicionado ser econômico?
Todos os aparelhos de ar-condicionado, seja do tipo janela ou split, inevitavelmente consomem uma quantidade significativa de energia. No entanto, o consumo exato depende de vários fatores, incluindo a intensidade de uso, a temperatura ambiente, o tamanho do espaço em que o aparelho está instalado, entre outros. Dito isso, é importante ressaltar que os modelos mais antigos geralmente consomem mais energia, devido à tecnologia menos eficiente empregada.
Existem alguns mitos envolvendo esses aparelhos, principalmente a respeito a voltagem 220V, alegando que estes, consomem mais energia que os modelos 110V. A verdade é que os dois casos vão consumir a mesma quantidade por possui a mesma potência energética. O que diferencia é a corrente.
Portanto, o que torna um ar-condicionado mais econômico, é a tecnologia utilizada, ou seja, a parte interna, o modo de uso e a sua potência. Além disso, vale ressaltar que os aparelhos usados no máximo ou no mínimo, também costumam gastar mais eletricidade.
Ar-condicionado Janela
O tipo janela é um dos modelos mais antigos de ar-condicionado. Ele é constituído de uma única peça que vai embutida na parede. Existem algumas marcas que ainda trabalham com esse formato e que entregam até um formato diferente para que não afete tanto a estética do ambiente.
Porém, vale ressaltar que esse é um dos tipos mais acessíveis, e que conta com uma instalação mais simples de ser feita. No que diz respeito a manutenção, as peças são fáceis de serem encontradas, o que é muito importante em se tratando de um aparelho tão robusto.
Entretanto, esse também é o modelo que mais apresenta ruído ao comparar ar-condicionado janela ou split. O que pode ser uma questão importante para ambientes que necessitem de silêncio.
Ar-condicionado Split
Já os aparelhos do tipo Split são bem comuns, e são conhecidos por serem silenciosos e trabalharem com componentes separados. Eles são divididos em duas partes, uma unidade interna, a condensadora, responsável por resfriar o ambiente. E o uma unidade externa, evaporadora, que faz circular o gás do resfriamento.
As duas partes são ligadas através de tubulações, e por isso, é necessário que a instalação seja feita por um técnico especializado. Além disso, é importante se atentar a tecnologia do sistema do ar. Os que possuem a inovação inverter são mais econômicos, já que conseguem trabalhar de forma contínua e assim, manter a temperatura do ambiente, sem picos de energia.
Principais diferenças entre o ar-condicionado janela e split
- Instalação: O ar-condicionado janela é portátil, enquanto que as outras opções necessitam de instalação especializada. Portanto, será necessário contratar um técnico para evitar maiores problemas com o uso do aparelho.
- Manutenção: Nos dois casos, é relativamente fácil encontrar peças para manutenção. No caso dos aparelhos split, as peças são comercializadas dentro dos próprios centros credenciados de cada marca. Contudo, é recomendado realizar a troca de peças somente com profissionais especialistas.
- Tecnologia: Atualmente, os modelos de ar-condicionado janela ou split são modernos. Contam com design inteligente, estrutura bem montada o que traz uma praticidade do aparelho para uso comercial e residencial. Um diferencial é a tecnologia inverter que reduz o consumo de energia, entregando ainda mais eficiência.
Então, qual é o mais econômico?
Cada modelo tem suas próprias características. Além disso, o modo de funcionamento também varia e é isso que faz com que eles sejam mais econômicos ou não. A resposta portanto, vai depender de como esses aparelhos foram projetados e como eles irão atender as necessidades de cada um.
Sendo assim, para quem busca uma opção barata, o ar janela é o mais indicado. No entanto, se você está à procura de algo mais tecnológico e eficiente em termos de economia de energia, o ar condicionado split é a melhor escolha. Ele oferece uma série de vantagens, incluindo um melhor desempenho energético, que vai resultar em economia a longo prazo. Portanto, embora o custo inicial possa ser maior, o investimento vale a pena considerando os benefícios a longo prazo.